ODÙ
A palavra odù vem da língua yorubá e significa “destino”. Portanto, odù é o destino de cada pessoa.
O destino é, na verdade, a regra determinada a cada pessoa por Olodumaré para se cumprir no àiyé, o que muitos chamam de missão. Esta “missão” nada mais é do que o odù que já vem impresso no ìpònrí de cada um, constituído numa sucessão de fatos, enquanto durar a vida do emi-okán ou espírito encarnado na terra.
Enquanto a criança ainda não nascer, ou seja, enquanto ela permanecer na barriga de sua mãe, o odù ou destino desta criança ficará momentaneamente alojado na placenta e só se revelará no dia do nascimento da criança.
Cada odù ou destino está ligado a um ou mais orixá. Este orixá que rege o odù de uma pessoa influenciará muito durante toda a vida dela. Mas, nem por isso ele será obrigatoriamente o orixá-ori, ou “o pai de cabeça” daquela pessoa, ou seja, o orixá-ori independe do odù da pessoa. Vejamos um exemplo: um omon-orixá de Yansã que tenha no seu destino a regência do odù ofun (que é ligado à Oxalá), essa pessoa terá todas as características dos filhos de Yansã: independentes, autoritários, audaciosos. Mas, sofrerá as influências diretas do odù ofun, trazendo portanto para este filho de Yansã, lentidão em certos momentos da vida. Situação esta desagradável para os filhos de Yansã, que tem a rapidez como marca registrada.
Os odùs ou destinos são um segmento de tudo que é predestinação que existe no universo, conseqüentemente, de todas as pessoas.
Os odùs, além de serem a individualidade de cada um, também são energias de inteligências superiores que geraram o “Grande Boom”, a explosão acontecida a milhares de anos no espaço que criou tudo.
Dentro de um contexto específico(pessoal ou social) em nosso planeta esses odùs podem seguir um caminho evolutivo ou involutivo, por exemplo: existe um odù denominado de odi. Foi Odi que em disfunção gerou as doenças venéreas e outras doenças resultantes de excessos e deturpações sexuais. Traz em sua trajetória involutiva a perversão sexual e é ainda através desse lado involutivo de odi que acontece a perda da virgindade e a imoralidade.
Porém, como expliquei, existe o lado evolutivo e o próprio odù odi citado aqui em nosso exemplo possui características boas e marcantes como: caráter forte e firme e tendência a liderança.
Na verdade, são os odùs que governariam tudo que está ligado a vida em todos os sentidos.
Abaixo, relaciono os 16 (dezesseis) principais odùs e seus orixás correspondentes:
ODÙ
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ORIXÁ
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1.Òkànràn | Exu |
2.Éji Òkò | Ogun e Ibeji |
3.Étà Ògúndá | Obaluaiye e ainda Ogun |
4.Ìròsùn | Yemanjá |
5.Òsé | Oxum |
6.Òbàrà | Oxossy, Xangô, Yansã e Logun-Edé |
7.Òdì | Exu, Omolu |
8.Éjì Onílè | Oxaguian |
9.Òsá | Yemanjá e Yansã |
10.Òfún | Oxalá |
11.Òwórín | Yansã e Exu |
12.Èjìlá Seborà | Xangô |
13.Éjì Ológbon | Nanã |
14.Ìka | Oxumarê |
15.Ogbègúndá | Obá e Ewa |
16.Àlàáfia | Orunmilá |
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CONHEÇA OS 16 ODÚS.
Faça as contas com a data real do seu nascimento e veja abaixo qual é o seu Odú
regente.
Faça as contas, exemplo: se você nasceu em 25/04/68
some= 2+5+4+1+9+6+8=35=8 então seu odú é 08 = 3+5=8 então seu Odú é 08.
1. OKANRAN Odú regido por Exu. Você parece ser agressivo, mas na verdade
está apenas lutando para preservar a independência da qual muito se orgulha.
Você não poupa esforços para atingir seus objetivos, mas deve tomar cuidado
para não arrumar inimigos à toa.
2. EJI-OKÔ Odu regido por Ibeji e Obá. Você se mostra calmo no comportamento e seguro nas decisões, mas na sua mente sempre existem dúvidas. Não tenha
medo de externar estas incertezas. Como muitas pessoas o amam, você acabará
recebendo bons conselhos.
3. ETÁ OGUNDÁ Odu regido por Ogum. A obstinação que se traduz em agita-
ção e inconformismo, é uma das suas principais características. Mas, se usar suas
qualidades, como a coragem, criatividade e a perseverança, conseguirá o que
mais anseia: o poder e o sucesso.
4. IROSUN Odu regido por Iemanjá e pelos eguns. Sempre sereno e disposto a
ver tudo com muita clareza e objetividade, você sabe resolver situações confusas
ou tumultuadas. Tem plena consciência da sua força moral e não hesita em usá-la
para atingir todas as suas metas.
5. OXÉ Odu regido por Oxum. Sensível e sempre atento, você é uma pessoa
sempre disposta a proporcionar alegria aos outros. Mas há momentos nos quais
você precisa de isolamento para poder refletir, pois preza muito sua liberdade e,
sobretudo, seu, crescimento.
6. OBARÁ Odu regido por Xangô e Oxossi. Você luta com unhas e dentes pelo
que quer e geralmente consegue muito sucesso material. Mas, no amor precisa
entender que não pode exigir demais dos outros.
7. ODI Odu regido por Obaluaê. Você realmente está satisfeito com o que consegue. Mas não fica se lamentando. Prefere ir à luta. Caso aprenda com clareza
seus objetivos, alcançará grandes êxitos.
8. EJI-ONILE Odu regido por Oxaguiã. Sua agilidade mental faz de você uma
pessoa falante e muito ativa. Além disso, você gosta de poder e prestígio e chega
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a sentir inveja de quem está em melhor situação. Mas seu senso de justiça o impede de prejudicar quem quer que seja.
9. OSSÁ Odu regido por Iemanjá. Você é uma pessoa que gosta de estudar cuidadosamente todas as coisas e sua larga visão de mundo em busca do conhecimento interior. Se quiser alcançar o sucesso, precisa tomar cuidado de manter alguma ordem no seu dia a dia.
10. OFUN Odu regido por Oxalufã. Seu jeitão rabugento é apenas um escudo
para que os outros não abusem da sua vontade e da sua sensibilidade. No fundo,
você é uma pessoa serena, que se adapta aos autos e baixos da vida.
11. OWANRIN Odu regido por Iansã e Exu. A pressa e a coragem são suas características. Tenso e agitado, você nunca fica muito tempo no mesmo lugar, a
não ser que se sinta obrigado. Pode não obter grande sucesso material, mas a vida sempre lhe reserva muitas alegrias.
12. ELI-LAXEBORÁ Odu regido por Xangô. Sua principal virtude é o amor à justiça, que algumas vezes se transforma em intolerância com os erros alheios. Nessas ocasiões, você deve se voltar para outras de suas qualidades: a dedicação, que
lhe permite ajudar todas as pessoas.
13. EJI-OLOGBON Odu regido por Nanã e Obaluaê. Você está quase sempre um
pouco deprimido. Só faz o que quer quando quer o como quer. Mas, como tem
grande capacidade de reflexão, acaba se adaptando e consegue viver bem com os
outros.
14. IKÁ-ORI Odu regido por Oxumaré e Ewá. Paciência e sabedoria são suas
principais características. Versátil, você se dá bem em qualquer atividade. Poderá
passar por provações materiais e sentimentais, mas sempre saberá reencontrar o
caminho para felicidade.
15. OGBÉ-OGUNDÁ Regido pelo orixá Tempo. Você uma pessoa rebelde e
cheia de vontades, que muitas vezes não resiste a defender seu ponto de vista
mesmo depois que percebe que está errado. Por isso, deve tomar cuidado para
não se deixar dominar pelo nervosismo.
16. ALAFIÁ Odu regido por Oxalá e Orumilá. Suas principais características são
a tranqüilidade e alegria. Amante da paz, você cria um clima de harmonia á sua
volta. Se mantiver o equilíbrio, sem dúvida alcançará o sucesso.
ÒKÀNRÀN MÉJÌ
Este Odu foi o 8º que chegou ao Àiyé//Terra, ele responde com um único búzio
aberto no jogo.
O significado deste caminho de Odu, é tudo que é escuro, incerto e duvidoso.
Alguns dos arquétipos dos filhos deste Odu:
São desconfiados, esquivos, medrosos, possuidores de quase todos os tipos de
fobia, materialistas, tristes, possessivos, ciumentos, são racionais, metódicos, possuem tendências a criar inimizades.
Raramente são eloqüentes oradores, possuem o dom de arrebatarem pessoas para os seus planos ou religiões e ao mesmo tempo podem destruir as pessoas que
os seguem.
Algumas interdições deste caminho de Odu:
Comer acaçá que foi envolto em folha de bananeira, feijão fradinho, ingerir alimentos que levem canela em pó ou casca, cravo, noz-moscada, raízes em geram.
Não podem nunca se banhar com folhas de Irokô, não podem tocar ou cortas estas folhas para qualquer finalidade.
Não devem se banhar com ervas trepadeiras, nem podem tocá-las ou fazer amarrados para qualquer finalidade. Não podem se alimentar de carne de búfalo,
beber seu leite ou beberem caldo de cana.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ibeji, Òsányin, Sangó Ayra Aganjúm Onile, Oya.
Entre outros.
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EJIOKO MÉJÌ
Este Odu foi o 12º que chegou ao Àiyé/Terra, ele responde com 2 búzios abertos
no jogo. Ele também é conhecido pelo nome de Oturukpon Méjì
Seu significado é a firmeza do planeta Terra.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Possuem espírito equilibrado, geralmente são pessoas sensatas e possuindo os
pés no chão. São pessoas responsáveis por demais, possuem o temperamento
tranqüilo, estável, pacífico, porém são possessivos e ciumentos. São pessoas desconfiadas diante de novos relacionamentos, são destinados ao sucesso, são idealistas, e possuem tendência a conquistarem altos postos.
Nunca se conformam com derrotas, são pessoas geralmente vitoriosas.
Quando querem alcançar algum objetivo não vêem nada a sua frente. São pessoas tendentes a vícios, jogos de azar e possuem desprezo a mediocridade.
Se as pessoas deste caminho de Odu são do sexo masculino são super mulherengos e quando são do sexo oposto, o sexo feminino, são falsas e grandes feiticeiras.
Algumas interdições deste caminho de Odu:
Comer mamão, galo ou galinha velha, galinha D’Angola, bode ou cabra velha.
Não podem ter contato ou aprisionar animais ligados à feitiçaria.
Devem evitar apego com gatos, macacos e cachorro (do mato).
Não podem chupar ossos de animais e nem se alimentar de suas cabeças.
As mulheres devem evitar o sexo durante o dia, pois não podem olhar para o sexo do seu companheiro. O motivo disto é para evitar o aprisionamento.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ògún, Ayra Aganjú, Oyá, Ibeji, Iyewa, Òsányin
Entre outro
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ETA ÒGÚNDÁ MÉJÌ
Este Odu foi o 9º na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, responde no jogo com 3
búzios abertos.
Sua representação é o membro masculino ereto, os testículos, o esperma, poder e
a certeza. Seu significado é: Ògún o homem que se divide em dois ou Ògún o
homem de dois facões. Algumas pessoas afirmam que seu significado é Ògún o
homem que partiu o peixe em duas partes.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
São pessoas que possuem na maioria das vezes um sentido de moral muito firme.
São ciumentos, dissimulados, orgulhosos.
Fazem-se sempre de vítimas em todos os tipos de confusões.
Geralmente são pessoas inteligentes e por isso se tornam perigosas, usam a inteligência de forma diabólica.
São pessoas que gostam de dar ordem, adoram gastar dinheiro, principalmente
os dos outros, são criativos, implicam com seus semelhantes.
Quando homens trocam de companheiras constantemente.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Comer carne de galo ou galinha velha, inhame pilado, quiabo, mandioca, batata
baroa.
Não podem cavar buracos para enterrar ebó.
Não podem guardar ou transportar armar, principalmente embaixo da cama, ingerir bebidas alcoólicas.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ògún, Sango, Ogiyan, Ajé Salugá
Entre outros.
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IROSUN MÉJÌ
Este é o 5º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, responde com 4 búzios abertos.
Suas representações possuem o formato de espiral ou o formato de dois círculos,
muito embora a encruza seja seu maior ponto de referência.
Seu significado é o abandono e a renúncia.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Geralmente são pessoas orgulhosas, exaltadas, agressivas a ponto de se deixarem
dominar pela raiva, debochadas, mesquinhas e oportunistas.
Possuem geralmente o dom da hipocrisia, são capazes de passar perto de pessoas, serem cumprimentadas e fingir que nem as conhece com a maior facilidade.
Possuem facilidade de lidar com pessoas que vivem a margem da lei.
Amam e odeiam com a mesma intensidade e em algumas vezes não conseguem
distinguir estes sentimentos um do outro.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
O uso de roupas ou objetos na cor vermelha, frutas e cereais na cor vermelha.
São proibidos de chuparem ou roerem ossos de animais.
Não podem pular covas ou fosso e caminhar dentro de manguezais. Devem
sempre evitar ir a funerais.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Oya, Omolu, Yemoja, Nanã
Entre outros.
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OSE MÉJÌ
Este é o 15º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, responde com 5 búzios abertos.
Seu significado é a dor, o pesar e o sofrimento. Possui a noção de partir, quebrar,
dilacerar, ocasionando situações desagradáveis.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Geralmente são pessoas de comportamento instável e de temperamento impulsivo, variando de acordo com a situação que se apresentar no momento.
São pródigas, porém, dispersivas, o que as leva a se envolver com problemas relacionados com dinheiro.
A maioria é engenhosa, possuindo iniciativa própria.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Este caminho de Odu proíbe seus filhos de transportarem feixes de lenha sobre a
cabeça, tocar madeiras apodrecidas, usar roupas confeccionadas com tecidos de
três ou mais cores, comer farinha de acaçá torrada, inhame assado.
Beberem bebidas destiladas, principalmente oriundas do zimbro. Proíbe para
sempre o uso do tabaco.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Osùn., Èsù, Sango, Oya
Entre outros.
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OBARA MÉJÌ
Este é o 7º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, responde com 6 búzios abertos no jogo.
Em Yorubá significa “Os dois Reis do Corpo”.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Geralmente são pessoas alegres, festivas e são pessoas que mantêm tradições.
São radicais e são pessoas que criam situações fantasiosas e embaraçosas e acabam acreditando como se fossem verdadeiras.
São pessoas que gostam de se envolver em assuntos que não lhe dizem respeito e
por isso acabam em situações constrangedoras.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem comer peixe defumado, preá, bolo de acaçá que tenha sido envoltos
em folhas de bananeira, fubá, canela em casca ou em pó, carne de tartaruga, carne de galo ou galinhas velhas.
São proibidos de usar roupas tecidas com a ráfia “Devô”. Não podem carregar
ebó de terceiros sobre suas cabeças ou ombros.
São proibidos de relatarem fatos que tenham assistido e que não lhe dizem respeito, pois correm o risco de serem envolvidos nas questões.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Osùn.
Entre Outros.
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ODI MÉJÌ
Este é o 4º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, e no jogo de responde com 7
búzios abertos.
Para os Yorubá significa “a malícia, o cinismo,a implacabilidade, a teimosia, o
avesso, o sarcasmo, a perversidade, enfim o lado ruim de qualquer pessoa”.
Sua oposição é à força de vontade, a obstinação, o desejo de liberdade e de independência.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Alguns de seus filhos são equilibrados, possuindo uma vida estável, alguns são
desequilibrados, nunca chegando a lugar algum.
As pessoas deste caminho de Odu são sonhadoras, inteligentes, talentosas, astutas e outras possuem uma arte diabólica, fazem intrigas,mentem, sonham com
grandezas ou julgam-se importantes e inteligentes.
Algumas pessoas deste Odu são perseverantes, duros e inflexíveis.
Alguns destes filhos são pacíficos e pouco se intrometem na vida alheia, outros
vivem em tumultos.
Alguns dos filhos deste caminho de Odu são capazes de sacrificar seus próprios
pais ou entes queridos em prol do seu bem estar.
Geralmente as pessoas que vêm neste Odu pisam entortando o sapato dos lados
quer seja para dentro ou para fora.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem comer carne de lebre, coelho e preá, purê de batata doce ou batata
baroa.
Não podem comer feijão fradinho ou qualquer comida que o mesmo esteja incluso. Não podem dormir de barriga pra cima, matar moscas com as mãos, possuir
coleção ou objetos em número sete, não podem fazer ebó, feitiçaria, em número
de sete ou qualquer preceito que tenha que levar alguma coisa com este somató-
rio.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Nana, Sanponna, Aje Salugá Entre outros.
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EJIONILE MÉJÌ
Este é o 1º na ordem de chegada ao Àiyé/Terra responde no jogo com 8 búzios
abertos, e também é conhecido pelo nome de Eji Ogbe Meji.
Seu significado é a mutação constante, princípio primordial que passa da vida à
morte e vice-versa de forma contínua.
Este Odu é considerado o princípio terrestre, a esfera e o princípio celestial.
Ejionile Meji pode ser representado por um círculo branco ou um quadrado, pois
eles formam um todo engendrando-se um no outro e reproduzindo-se até o infinito.
Este Odu é o mais velho e o pai de todos os demais Odu, com exceção do Odu
Ofun Meji que gerou Ejionile.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Costumam ser diretos, sutis, amáveis, doces, materialistas ou totalmente o oposto.
Planejam tudo a seu interesse, uns são impulsivos, nervosos, chegando em algumas vezes à irracionalidade e a fúria incontrolável.
São críticos ao extremo, são debochados, irônicos, implicantes e fingidos.
Outros são sutis, sendo este o seu ponto mais forte da vida.
São possuidores do dom da oratória, embora adoram que os outros transmitam
seus recados. Possuem pavor a sujeira, embora alguns são totalmente desorganizados.
Uns são céticos, emotivos, humanos, gulosos e amantes da fartura.
São pessoas que possuem claustrofobia.
São pessoas que vivem presas a fatos passados e são super curiosas.
Quando dizem “não”é para sempre. São amigos ao extremo, capazes de tirar a
roupa do corpo e seus parentes são suas eternas paixões e preocupações.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem usar roupas vermelhas, negras ou de cor escura.
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Não devem ingerir vinho de palma, não podem comer carne de galo velho, de
preá, de atum, de merluza, cavalinha, bagre, de peixe espada e mulato velho.
São proibidos de comer bolo de acaçá que tenha sido envolto em folha de bananeira, não podem comer angu de fubá e taioba.
Não podem comer jenipapo, açaí, banana prata e jambo.
Eles têm abstenção total ao osun, atare e epo pupa.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ògún, Oba, Iroko, Osùn.
Entre outros.
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OSA MÉJÌ
Este Odu é o 10º na ordem de chegada ao Àiyé/Terra e no jogo responde com 9
búzios abertos.
Osa Méjì é sagrado para os Yorubá, pois pronuncia o final de um ciclo,uma vez
que, este caminho afirma tudo que é novo, o que acaba de nascer, ou seja, a gravidez e o nascimento de um novo ser.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Geralmente são pessoas simpáticas, porém sistemáticas, ora são agradáveis, ora
simpáticas, ora antipáticas, ora sociáveis e ora são anti-sociáveis, ou seja, ninguém sabe ao certo o que elas são.
Sempre se fazem de vítimas ou inocentes diante de situações que tenham que enfrentar.
Quando querem são tímidas, engenhosas, diabólicas em seus objetivos.
São geralmente inteligentes, fazem questionamento de tudo e de todos, mentem
que nem sentem, gostam de aparecer e de demonstrarem que sabem de tudo. E
são totalmente desorganizados.
Costumam abandonar suas metas e objetivos após concluí-los. Mudam de opini-
ão como mudam de roupa, alguns são pessoas sãs, serenas e sinceras, mais todo
cuidado é pouco.
Muitos são agressivos, impacientes e se não se portam desta forma são inquietos.
Angustiados, ansiosos e impacientes.Causando antipatia nas outras pessoas.
Este tipo de comportamento só prejudica a elas mesmas.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem fazer magias para o mal em cabaças. Não podem queimar algodão,
manter aves presas em gaiolas. São proibidos de queimar folhas de Akokó, de
Iroko e de usarem para qualquer finalidade estas folhas.Não podem ter objetos
feitos de bambu e nem cortar um bambuzeiro. Usarem tecidos na cor marrom,
vermelho roxo ou lilás. Não podem matar borboletas ou mariposas, ou usar objetos adornados com as mesmas.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsu, Oba, Aganjú, Jagun, Nanã
Entre outros.
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OFUN MÉJÌ
Este é o 16º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra e no jogo responde com 10
búzios abertos.
Este Odu é o ciclo sem fim, a rota do nascimento, a eterna ligação do mundo visível e invisível.
Este Odu é o criador de todos os caminhos, tendo assim seus protótipos em seu
âmago.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Jagún, Ayra, Oxumaré, Irokó, Ajé Salugá, Etetu.
Entre outros.
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ÒWORIN MÉJÌ.
Este é o 6º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra e responde no jogo com 11
búzios abertos.
Oworin Meji é o caminho que possui a primazia de alterar a rota do destino, deixando os seus filhos e as pessoas que estão por ventura sob sua influência ao seu
bel-prazer.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
São pessoas que nascem em berços de ouro ou ficam ricas ainda na juventude.
Realizam tudo o que desejam muito cedo, ou seja, filhos, fama, todas as coisas
boas da vida material, entretanto a estadia dessas pessoas na Terra é bem curta,
morrem em pleno gozo da vida.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem participar do ritual do Àsèsè, não podem ingerir bebidas alcoólicas,
correm seriamente o risco de enlouquecer.
Entre outras coisas....
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Yemoja, Oxumaré, Omolo, Oya, Ògún, Òsàálá
Entre outros.
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EJILA SEBORA MÉJÌ
Este é o 3º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, também é conhecido pelo
nome de Iwori Meji e no jogo responde com 12 búzios abertos.
Ele é representado pelo encontro aparente dos dois astros no mesmo ponto do
zodíaco. Que os Yorubá chamam de Ipàdé õna orun ou pelo Hexagrama (a estrela de 6 pontas com a silhueta de uma águia em seu interior).
Este Odu expressa a idéia de contato, de troca, de relação entre os seres ou coisas.
Este caminho se refere a tudo que diz respeito à união.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
As pessoas que se apresentam neste caminho de Odu são pessoas que assimilam
tudo com rapidez, são líderes natos, mais são incompreendidos.
São pessoas que possuem o gosto apuradíssimo.
São pessoas que mudam de amizades constantemente. São amantes das bebidas
e comidas, requintados ao extremo, excêntricos e excelentes pais de família,
comportamento protetor.
Quando as pessoas deste caminho são homens, são mulherengos em demasia, e
quando são mulheres, são fiéis.
No geral são pessoas predestinadas ao comércio de modo geral, hábeis em vendas, excelentes relações públicas.Outros são barulhentos, gostam de intrigas,
provocam confusões, chegando muitas vezes ao ódio.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem comer abóbora moranga, ingerir bebidas que levam coco ou seus derivados, feijão branco.Não podem amolar ferramentas cortantes uma na outra.Não podem participar de disputas de terceiros, não podem arrastar os sapatos ou chinelos ao entrar em espaço sagrado, vestir roupas pelo avesso, ou amarrar qualquer tipo de corda pelo corpo.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ayra, Aganju,Yemoja, Oba
Entre outros.
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EJI OLOGBON MÉJÌ
Este é o 2º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, este Odu é conhecido também pelo nome de Òyèkú Méjì, responde no jogo com 13 búzios abertos.
Este Odu está ligado à Irunmole Ikú.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
São calmos,comunicativos e lentos, possuindo comportamento conformista, nunca tomam partido de nada alheio, ficando totalmente neutros.
Para eles tanto faz como tanto fez, nunca se importam com nada. Alguns são dirigidos e orientados por estranhos, nos quais depositam total confiança.
Alguns são intelectuais, acumulam vários conhecimentos, todavia, são incapazes
de formularem teorias e tampouco expô-las.
Quando as pessoas deste caminho de Odu são do sexo feminino, são sábias, sensatas, sagazes, possuidoras de caráter secreto e reservado.
Quando são do sexo masculino são efêmeros, volúveis nos relacionamentos amorosos, não se prendem a nada, trocam sempre de companheiras, como se estivessem trocando de roupa.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Uso de perfumes ativos ou adocicados, ingestão de alimentos por demais temperados.
Comer ave de rapina. Usar roupas na cor vermelha ou roxa.
Cultivo e uso de plantas que possuem espinhos.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Nana, Yemoja, Iroko, Jagun, Etetu
Entre outros.
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IKA MÉJÌ
Este é o 11º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, responde no jogo com 14
búzios abertos.
É representado por duas serpentes entrelaçadas em direção ao infinito, ou por
somente um mordendo sua própria calda.
Formando um círculo em torno da Terra, dando a idéia de estar impedindo a sua
desintegração.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
As pessoas que pertencem a este caminho de Odu, só conhecem a razão quando
decidem ser algo na vida,por si próprios, ou seja tomam tenência na vida.
Alguns filhos deste caminho de Odu são falsos, inescrupulosos e em algumas vezes são violentos.
Alguns são generosos com quem amam e com seus amigos, quando são traídos
pelas pessoas que eles tanto amam, são tenazes e impiedosos.
Alguns são volúveis, interesseiros, mudam de parceiros sem amá-los um minuto
sequer.
Outros desejam Deus para eles e o diabo para os outros.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Comer peixe defumado, mulato velho, bagre, cavalinha, cascudo e todo ou qualquer peixe de pele.
Todos os animais oriundos dos manguezais.
Abóbora moranga, jenipapo, jambo e todas as frutas cujo cheiro e o sabor sejam
por demais adocicados.
Não podem transportar com eles armas brancas, nem consumir bebidas por demais adocicadas ou destiladas e o uso do tabaco.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Ajé Salugá, Aganjú, Sango, Oya
Entre outros.
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OBEOGÚNDÁ MÉJÌ
Este é o 14º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, também conhecido pelo
nome de Irete Méjì, responde no jogo com 15 búzios abertos.
Sua representação é feita por um quadrado dentro de um círculo, representa o
“Desconhecido – Ailokiki – O Céu – Orun”
O quadrado representa o domínio do que conhecemos, o mundo material, a Terra/Àiyé.
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
São pessoas de temperamento instintivo, impulsivo, agressivo, muito embora
possuem sangue frio.
São extremamente radicais, baseando-se no que está escrito e formulado. O verdadeiro Ser Humano, criador das leis, normas, ritos e doutrinas.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Não podem se alimentar de banana da Terra, feijão preto, pipocas.
Não podem se alimentar de bolo que tenha sido envolto em folha de bananeira.
Não podem se alimentar de camarões, caranguejo,siri, marisco, mexilhão, carne
de porco, mamão e vinho de palma.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Èsù, Sango, Iroko, Nana, Ayra
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OTURA MÉJÌ/ÀLÀÁFÍÀ MÉJÌ
Este é o 13º Odu na ordem de chegada ao Àiyé/Terra, é mais conhecido pelo nome de Àlàáfíà Méjì, responde no jogo com 16 búzios abertos.
É representado por uma espiral, abrindo-se a cada movimento e tornando-se cada vez maior, até alcançar o infinito, ou seja, representa o significado da comunicação dos seres humanos com os ara-orun(habitantes do céu).
Alguns arquétipos dos filhos deste caminho de Odu:
Segundo alguns bàbáláwo.:
Seus filhos perdem tudo que ganham na mocidade, em virtude de viverem nas
nuvens, entretanto, ao adquirir maturidade, erguem-se gradativamente, continuando a dar valor aos bens materiais.
São gastadores impulsivos vivem nas nuvens, não se prendendo a nada, geralmente acabam seus dias abandonados por todos, chegando ao relento.
Outros são totalmente alienados.
Algumas interdições dos filhos deste caminho de Odu:
Possuir cães ferozes, comerem galos de quaisquer espécies, milho cozido ou assado, inhame de qualquer espécie, carne de porco, preá, coelho.
Portar qualquer tipo de arma.
Alguns Òrìsà que se apresentam neste caminho de Odu:
Este é o Odu principal de Obatala
Èsù também esta presente neste Odu, ou melhor esta presente em todos os Odu.
OBEOGUNDA
15 búzios abertos
Respondem: OBÁ – EWÁ –OSUMARE – OMULU
1º) JAVIBORÉ
Ebó
1 cabaça
7 cabacinhas
15 acaçás
15 acarajés
1 azougue
1 imã
1 orobô
15 búzios
15 conchas
1 fava de omulu
1 folha da fortuna
1 fava de aridã
Mel e moscatel
Procedimento: arrumar tudo dentro da cabaça, cobrir tudo com a folha da fortuna, e tampara cabaça e oferecer ao ODU OBEOGUNDA JAVIBORÉ pedir o que desejar.
2º) NIBAJI
Ebó
1 cabaça
1 topázio
15 caroços de milho
15 caroços de feijão fradinho
1 acaçá
1 acarajé
1 imã
azougue
1 pombo branco
Procedimento: a pessoa segura o topázio em uma das mãos, o pombo na outra; mostra a pedra preciosa ao sol; peça tudo que desejar, solte o pombo e arrie a cabaça com tudo dentro nos pés de uma árvore frondosa.
NOTA: com o topázio a pessoa façá um cordão breve ou anel e use-o como talismã.
3º) KUKA-TI
Ebó
1 alguidá
1 obi (faca)
Milho cozido
Deburu
Canjica
7 folhas de mamona
7 acaçás
15 moedas
Procedimento: fazer nas 7 folhas da mamona um amarradinho com as farofas; arrumar os embrulhadinhos alguidá, atravessar a faca em cima, por ima de tudo passe na pessoa o deburu, o milho e a canjica, coloque em cima das farofas embrulhadas e da faca. Os acaçás, as moedas e os búzios também passe na pessoa, porém deposite-os nos pés de uma jaqueira com 1 vela acesa. O alguidá ponha no mato.
4º) ELETÁ
Ebó
2 bandeirinhas brancas acima da altura da pessoa ( arranje as varas no mato para fazê-las)
1 pote sem asa
15 moedas
15 acaçás
15 acarajés
15 ovos
15 velas
1 orobô
1 obi
1 espada simbólica feita de vara do mato
Azeites
Mel
Vinho
Água
Procedimento: coloque a pessoa de frente ao pote segurando as duas bandeiras com as mãos (uma em cada), destampe o pote e vá passando tudo nela e colocando no pote; terminado, quebre a espada, ponha no pote, mande entregar no mato com as bandeiras que ficarão fincadas no chão ladeando o pote.
5º) TOMO ORÚ
Ebó
1 cabaça
15 argolas de cobre
1 orobô
15 búzios
15 conchas
1 pedra apanhada no mar
Areia do mar
1 estrela-do-mar pequena
Mel
Moscatel
Procedimento; arrumar tudo. Na pessoa passe a cabaça com tudo arrumado e ofereça no tronco de uma jaqueira frondosa.
6º) GIDOGON
Ebó
7 punhais pequenos
15 moedas
15 acaçás
15 acarajés
15 maçãs
15 pêras
15 cajus
Milho cozido
Mel
1 travessa de barro
Procedimento: arrumar tudo na travessa colocando os punhadinhos separados por 1 acaçás; arrume as frutas em cima do milho e ofereça no mato em uma caminho. Volte por outro caminho.
7º) YAKESSA
Ebó
1 mt de morim branco
1 curvina (peixe) cru
1 farofa de mel
1 farofa de dendê
1 farofa de água
15 maçãs
1 acaçás
1 obi
1 orobô
7 mts de cadarço branco
Procedimento: arrumar tudo no morim. Embrulhar tudo e amarrar bem com o cadarço. Oferecer no mato.
8º) TOKO EFUN
Ebó
1 abóbora de pescoço
1 canjica
7 pembas brancas
15 acaçás
15 acarajés
1 imã
azougue
1 toalha de morim
Mel
Procedimento: abrir a abóbora no meio no sentido horizontal; colocar tudo dentro, fechar a abóbora, enrolar toda ela com o morim e ofereça em um pé de árvore no tronco alto ao ODÚ.
9º) EWI KORÉ
Ebó
1 bacia de ágata
1 obi
1 ebô (canjica
15 moedas
15 acaçás
Mel
Azeite doce
1 ojá de morim com renda
Procedimento: oferecer assim: coloque o ebô na bacia, os 15 acaçás rodando, as moedas espalhadas, o obi no meio do ebô. Amarrar a bacia com o ojá dando-lhe um laço bonito. Oferecer em uma cachoeira ao ODÚ EWI KORÉ OBEOGUNDÁ.
10º) EWI FON
Ebó
1 bandeira branca da altura da pessoa de vara do pau do mato
1 quartinha com 1 orobô e água
Procedimento: a pessoa segura a bandeira em uma das mãos e a quartinha na outra; anda 15 passos para frente, crava a bandeira no chão e a quartinha em seu pé (da bandeira); oferece ao ODÚ FON OBEOGUNDÁ. Isto deve ser feito na beira d’água de um córrego ou cachoeira.
11º) EWI TION
Ebó
1 faca (obi)
1 telha de cumieria antiga (tipo das de canal)
1 Ossun
1 acaçá
1 acarajé
1 quartinha com água
16 moedas
1 punhado (bom) de areia do mar
15 pregos grandes (maior que puder)
1 bandeira pequena branca
1 orobô
Procedimento: fazer um quadrado no chão, no mato, com a areia do mar; deitar a telha canal, amolecer o Ossun com água e dar efun na telha em pontinhos e rabiscos: pregue no chão em volta da telha os 15 pregos, coloque a quartinha, as moedas, o orobô e finque a bandeirinha e a faca (obi). Ofereça ao ODÚ.
12º) EWI ETA
Ebó
1 panela com tampa (barro)
15 tijelinhas de barro
15 favas d’obaluaye
15 moedas
15 imãs
15 obis
15 orobôs
15 acaçás
15 gotas de azougue
15 grãos de pimenta da costa
Mel – Vinho moscatel – água
Azeite doce e de dendê
1 acará cozido
Procedimento: na panela colocar o acará cozido e temperado com azeite doce, azeite de dendê e mel. Nas tijelinhas, em cada uma, colocar: 1 faca, 1 obi, 1 orobô, 1 acaçá, 1 gota de azougue, 1 grão de pimenta da costa, azeites, água, mel e vinho.
NOTA: levar tudo arrumado e oferecer no campo ao ODÚ com 15 velas acesas em uma terça-feira.
13º) EWI ORÚ
Ebó
1 folha da costa (saião) – das grandes
1 orobô
1 moeda
15 caroços de feijão preto
Mel
Procedimento: abrir a folha na mão esquerda, colocar em cima dela a moeda, orobô, os 15 caroços de feijão preto e juntar com mel. Pedir olhando para o céu tudo o que desejar ao ODÚ.
14º) EWI AGON
Ebó
15 bananas figo
15 acaçás
1 folha de taioba
1 canjica
1 orobô
Mel –azeite doce
15 fitas com 1 mt varias cores
Procedimento: abrir a folha da bananeira e nela colocar tudo, embrulhar e amarrar com as fitas e depositar em um pé de cajá oferecendo ao ODÚ.
15º) EWI ESSÁ
Ebó
1 cabaça
1 acaçá
150 moedas
150 caroços de milho
150 caroços de feijão fradinho
1 kg de arroz cru
Procedimento: colocar tudo na cabaça, levar a pessoa em uma campo, andar 150 passos sacudindo a cabaça misturando tudo lá dentro e fazendo seus pedidos. Após tudo isto, arrie mansamente a cabaça no chão, destampe-a acenda uma vela e deixe lá no tempo.
16º) EWI EFUN
Ebó
1 cristal
1 travessa de louça
1 canjica
15 acaçás
1 orobô
1 obi
15 pembas brancas
Azeite doce
Procedimento: arrumar tudo na travessa, o ebô, o orobô, o obi, as 15 pembas e o cristal no meio. Oferecer em um caminho aberto ao ODÚ OBEOGUNDÁ EWI EFUN
OXE
5 búzios abertos
Respondem: OSHUN
SANGO, OMULU, YEMANJA
OXE
1º) BEUIM
Ebó
5 palmos de morim branco
5 ovos
5 acaçás
5 bolas de arroz
5 bolas de farinha
5 moedas
Deburu (pipoca)
Ebô (canjica)
Procedimento: limpar o suor da pessoa com o morim; arria-lo no chão; passar tudo na pessoa e ir colocando no morim fazer uma trouxa e despachar nas águas de um rio.
2º) NILÁ
Ebó
1 panela com tampa (de barro)
5 fitas nas cores: azul, amarelo, rosa, branco e vermelho.
5 acaçás
5 obis
5 velas
5 bolas de arroz
Procedimento: em noite de lua cheia e em um dia de quinta-feira, arriar a panela no chão, passar tudo na pessoa e ir colocando dentro da panela. Quando chegar nos obis, em cada um, a e pessoa faz um pedido; leva a panela para o mato, acende em sua volta as 5 velas e no caminho de volta vai jogando fora os obis.
3º) YAPONÃ
Ebó
1 saco de estopa
1 bocado de folhas de guandu
1 abano
1 pemba branca
1 espelho
1 moringa de barro
4 acaçás
4 acarajés
4 moedas
Um bocado e deburu (pipocas)
1 mt. Corda de sisal fina.
Procedimento: Passar tudo na pessoa e ir colocando tudo dentro do saco, amarrar a boca do saco, bater com ele no chão até quebrar tudo, quando sentir que está tudo quebrado jogue-o em um rio eu tenha muita água.
A pessoa deve tomar um banho de ervas: Saião – Bety – Manjericão – Tapete.)
4º) NIOLIGE
Ebó
1 figa grande
2 chifres de boi
1 orobô
1 obi
7 acaçás
7 moedas
Procedimento: a pessoa segura a figa nas mãos; o Babalorixa tocando chifres em cima da cabeça da pessoa, coloca dentro dos chifres 1 orobô e no outro 1 obi; coloca 3 moedas e soca 3 acaçás em cada chifre’a figa, 1 acaçá, 1 moeda e os chifres com as coisas dentro coloque em cima de uma árvore frondosa. Peça ao ODÚ o que deseja.
5º) MATALAMBI
Ebó
1 bacia de ágata
água de cachoeira
7 búzios
7 argolas
70 moedas corrente
7 gemas de obo
7 obis
7 conchas
7 cavalos-marinhos
Procedimento: encher a bacia com água, colocar tudo dentro arrumado e a pessoa com as suas mãos leva em uma pedreira e deposita lá no alto.
5º) BEKA
Ebó
1 cabaça grande
7 acaçás
7 punhados de areia do mar
7 favas de Osalá
1 pombo branco
7 imãs
7 moedas
7 gotas de azougue
1 estrela-do-mar
1 orobô
Mel
Vinho moscatel
Procedimento: colocar tudo e temperar dentro da cabaça; colocar tudo em uma relva no mato. Soltar o pombo e pedir o que deseja ao ODÚ ODI BEKA.
6º) OMINITÁ
Ebó
7 quartinhas de barro
7 argolas douradas
7 orobôs
7 moedas
7 choros
7 conchas
7 cavalos-marinhos
1 igbin branco
Procedimento: ir a uma cachoeira bem bonita e na beira d’água encha as quartinhas: faça uma estrela de 6 pontas: coloque tudo dentro das quartinhas com água e tampe. O igbin passe pelo corpo e peça ao ODÚ ODI OMINITÁ que lhe traga tudo de bom e que as águas leve tudo mal. Solte o igbin no meio das quartinhas arrumadas sobre a estrela desenhada no chão.
7º) ERÉ
Ebó
2 mts de morim branco
1 ferradura usada
1 rédea com cabresto e brindo
6 facas punhais
7 acaçás
7 kg de milho cru
70 moedas
1 vela grande de cera
1 cabaça grande
1 bolsa de areia do mar
Procedimento: levar a pessoa no mato, fazer um quadrado com a areia do mar no chão; colocar em cima a cabaça aberta, em cima, separando a tampa: passar tudo na pessoa e ir colocando dentro da cabaça. Quando terminar tudo, tampe a cabaça e embrulhe no morim: acenda a vela e vá embora.
8º) MURITÓ
Ebó
1 pacote de algodão
1 coração de bananeira
7 espigas de milhos
7 moedas
7 acaçás – 7 acarajés
7 atoris de bambu
1 ebô de Osalá
1 caixa de fósforos
1 alguidá grande
Procedimento: fazer 7 buchas de algodão e amarrá-las na ponta das guaximbas, uma por uma, colocar o alguidá no chão: passar tudo na pessoa, acender 2 buchas de cada vez e uma no final cruzar a pessoa; sacudir para apagá-las e colocar nas bordas do alguidá. O coração da bananeira deve ser colocado no centro do alguidá e em volta o ebô de osalá. Entregar no mato ao ODÚ MURITÓ ODI.
9º) YUMILÁ
Ebó
70 moedas
1 alguidá grande
1 ebô de osalá
1 milho cozido
7 acaçás
1 vela de 7 dias
1 folhas de amendoeira
1 orobô
Mel – azeite doce
Procedimento: arrumar no alguidá as 7 folhas da amendoeira: cerramar o milho cozido, colocar o ebô em forma de morro no meio do alguidá, espalhar as moedas, colocar em volta o acaçá, enrolar na folha de bananeira e no cimo do morro do Ebô, ou seja, em cima colocar o orobô; derramar o mel e o azeite doce. Acender a vela de 7 dias, isto no mato em uma caminho verde.
10º) OANSI
Ebó
7 preás (porquinhos-da-índia
7 orobôs
7 moedas
7 acaçás
Procedimento: levar a pessoa no mato, solta 1 préa, jogar uma moeda, passar um orobô no corpo e jogar também, até completar-se a soltura dos 7 preás. Logo após, passa 7 acaçás no corpo e vem voltando do mato jogando um acaçá de cada vez até sair do mato. Chamar pelo ODÚ e pedir tudo a ele.
11º) KABARA
Ebó
1 travessa de barro
1 bagre (tirar o ferrão) 1 farofa de dendê
1 orobô
7 acaçás
7 moedas
7 imãs
7 cajás
7 gotas de azougue
7 velas
cachimbos de barro
Procedimento: arrumar tudo na travessa. Levar em um campo e entregar a ODI –KANBARA
12º) ALUSIVARÁ
Ebó
1 frango branco
7 acaçás
7 bolas de farinha e 7 de arroz
7 moedas
1 kg de milho cozido
1 saco vazio de pano
½ kg amendoim torrado
7 fitas com 7 cores
1 orobô
1 alguidá grande
Procedimento: passar o frango na pessoa junto com tudo, menos o milho, o amendoim e o orobô. Colocar tudo dentro do saco; no alguidá colocar bem arrumado o milho e o amendoim, e por cima do amendoim o orobô. O frango solta-se no mato. Entrega-se o alguidá arrumado em uma praça pública que tenha jardim.
13º) EDU-KANKAN
Ebó
1 lata de banha de 20 kg
1 alguidá bem grande
7 brasas bem acesas
7 ekurus
7 ekidis
7 acarajé
7 bolas de farinha
1 farofa de dendê
^1 punhado de deburu
7 palmos de morim vermelho
7 velas
1 pote de pólvora
Procedimento: na beira de uma cachoeira passar tudo na pessoa e ir colocando dentro da lata ou do alguidá; por cima colocar as brasas bem acesas, fazer uma bucha de papel com pólvora, jogar dentro da lata ou do alguidá: quando explodir, dá uma banho na pessoa nas águas.
14º) SALANGÁ
Ebó
1 tijela branca
7 tijelinhas
7 obis
6 acaçás
7 búzios
7 cavalos-marinhos
7 conchas
7 moedas
7 velas
Mel –azeite doce
7 raízes de erva pombinha
Procedimento: arriar tudo de “pirose” ou seja, em cada tijela, 1 acaçá, 1 búzio, 1 cavalo-marinho, 1 moeda etc… a tijela maior fica na mão e as pequeninas em volta; acender em cada uma, uma vela pedir tudo a ODI SALANGÁ, que lhe traga tudo de bom.
15º) EBENEDI
Ebó
7 palmos de morim vermelho
7 pedaços de fita com 7 cores (1 mt cada)
7 bolas de farinha
7 acaçás
7 bolas de arroz
7 pembas com 7 cores
1 obi
7 velas
7 búzios
1 cabaça
7 doces brancos
Procedimento: colocar tudo na cabaça e a e pessoa leva no mato para oferecer ao ODÚ EBENEDI. A cabaça é enrolada no pano vermelho e amarrada com as fitas.
16º) OSSI
Ebó
1 baixela de prata
1 tijela bonita tipo terrina
6 pedras semipreciosas
6 búzios
6 imãs
6 conchas
6 gotas de azougue
6 cavalos-marinhos
1 pedaço de ouro
1 fava de aridan
600 ramos de trigo
Mel
Procedimento: este ebó faz-se por 12 meses a contar do mês que fizer; a cada ano se renova e se acrescenta alguma coisa de axé de OBARA. Ele fica guardado na casa da pessoa todo tempo em que ela existir.
EJILOSEBORA
12 búzios abertos Responde: SANGO e 12 OBÁS
EJILOSEBORA
1º) OBAMUKUILA
Ebó
1 gamela
12 acaçás
12 moedas
12 búzios
12 conchas
12 cavalos-marinhos
1pedra de fogo
1 orobô
Mel
Procedimento: colocar tudo na gamela, bem enfeitado, e colocar em uma pedreira com 1 vela acesa.
2º) OBA ZANKE
Ebó
1 abóbora moranga
1 orobô
Vinho moscatel
120 moedas
Mel
1 imã
1 fava de Sango
1 acará
Procedimento: colocar tudo dentro da abóbora. Tampá-la e colocá-la no mato.
3º) OBA MUKANDE
Ebó
1 gamela
Areia do mar
12 cavalos-marinhos
12 búzios
12 conchas
120 moedas
12 acaçás
Azougue
Vinho moscatel
Mel – azeite doce
12 orobôs
Procedimento; arrumar tudo na gamela, derramar por cima o moscatel, mel, azeite doce e entregar em uma praça pública.
4º) OBÁ ELA
Ebó
12 palmos de morim branco
12 mts de fita nas cores branco marro (6 mts de cada)
12 moedas
12 acaçás
12 imãs
Canjica (ebô).
Procedimento passa no pano na pessoa tirando bem o seu suor, abra o pano no chão, passe tudo na pessoa e embrulho e o pano. Despache em uma ladeira de morro.
5º) OBA AZALUM
Ebó
1 quartinha com água
12 mts de cadarço branco
12 fitas com 1 mt nas cores branco marrom
12 moedas
1 imã
1 aberem
12 acarajés
12 doces brancos
1 alguidá
12 varas de galho de café
1 orobô
1 brasa
Procedimento: arrumar tudo no alguidá, colocar em pé na beira do alguidá as varas do café e colocar a brasa ardente na quartinha com água; levar tudo em um caminho no mato e voltar por outro caminho.
6º) OBA BARÚ
Ebó
1 alguidá
6 velas
6 pregos de cumieria
1 marreta pequena
6 pedras apanhadas em estrada num dia de quarta-feira
6 acaçás
6 imãs
Azougue
6 quiabos cozidos
1 ebô
6 ramos de trigo
6 moedas douradas
1 pedaço de cobre
1 cristal
12 velas
Procedimento: arrumar tudo no alguidá e colocar em cima de uma pedra no morro com o sol a pino, de preferência às 12:00 horas. Chamar por EJILASEBORA OBA BARÚ.
7º) OBA ODUDUWA
Ebó
Mel
Areia do mar
12 bandeirinhas feitas com varinhas algodoeiro ou café nas cores: vermelha, branca, marrom, azul, verde, amarelo, sendo duas de cada.
12 cavalos-marinhos
12 búzios
12 conchas
1 imã
12 acaçás
12 acarajés em azeite doce
12 quiabos cozidos
Canjica
1 gamela
12 orobôs
Procedimento: arrumar bem enfeitado tudo na gamela derramando em primeiro lugar a areia dentro dela, em seguida todo o restante, derramando o mel. As bandeirinhas são fixadas em volta da gamela na areia, os quiabos ficam de pé entre as bandeirinhas. Entregar tudo isto em uma montanha da qual se aviste o mar. Chamar pelo ODÚ.
8º) OBA KARENTE
Ebó
1 gamela
1 kg de uva branca
1 canjica
1 orobô
1 cristal de rocha
Procedimento: derramar nba gamela o ebô (canjica), por cima o cacho de uvas, o orobô e o cristal. Colocar o ebó em cima de um pé de caju ou jaqueira, ou ainda uma gameleira.
9o) OBA MUKUILAODI
Ebó
1 preá
12 moedas
3 orobôs
Procedimento: passar o preá na pessoa levá-la na entrada de um mato, segurar um orobô com cada mão, fazer seus pedido, jogar os orobôs no mato, soltar o preá, passar as 12 moedas no corpo e jogá-las no mato. Pedir ao ODÚ o que desejar.
10º) OBA ZANKE ODI
2 mts de morim branco
1 alguidá
1 abóbora moranga
1 orobô
Mel
Vinho moscatel
12 moedas
6 argolas de cobre
1 imã
1 cristal
6 gemas
Ebô
Milho
Procedimento: colocar no alguidá a moranga. Tirar uma tampa, colocar tudo dentro dela, tampá-la, embrulha no morim com laço e pendurá-la no galho de uma árvore frondosa. O alguidá quebre-o bem, atirando-o longe.
11º) OBA MUKANDE ODI
Ebó
12 acaçás
1 imã
1 travessa de barro
1 amalá com azeite doce
1 amalá com azeite de dendê com 6 quiabos (carne não leva)
6 quiabos
1 tijelinha de barro
12 moedas
12 orobôs
12 cavalos-marinhos
12 búzios
1 bandeira branca com haste de guaximba
Procedimento: dividir na travessa de um lado o amalá de azeite doce com 6 quiabos, na outra metade o amalá com o azeite de dendê, no meio a tijelinha; dentro da tijelinha ponha o imã, as 12 moedas, os 12 búzios. Em volta da travessa ponha de cada lados os 6 orobôs e 6 acaçás e os cavalos-marinhos no centro, dentro da travessa finque a bandeirinha branca. Entregue no mato em uma elevação. Chame pelo ODÚ.
12º) OBA ELA ODI
Ebó
12 moedas
2 mts de morim branco,
1 foguete de vara
1 alguidá
12 maçãs
12 pêras
12 acaçás
12 acarajés
12 velas
12 orobôs
12 mts de fita nas cores branco, marrom, verde, azul, amarelo e vermelho.
Canjica
Milho cozido
Uva branca
12 doces brancos
12 caju
12 goiabas
12 caixas de fósforo
Procedimento: arrumar tudo bem arrumado dentro do alguidá, colocar sobre a pessoa o morim branco; finque o foguete na terra para ser soltado. A pessoa faz uma carta pedindo tudo que está desejando, amarre na haste do foguete com linha e 1 retroz branco.
NOTA: Esta obrigação deverá ser feita em um morro que dê para o oceano: tire o pano da pessoa, ponha-o, coloque a obrigação em cima e solte o foguete para o mar (do monte para o mar). Quando estourar grite o nome do ODÚ e peça tudo.