OSSÃE
Orixá das plantas medicinais e litúrgicas
É fundamental sua importância, porque detém o reino e poder das plantas e folhas, imprescindíveis nos rituais e obrigações de cabeça e assentamento de todos os Orixás através do omieró ou abô (banho feito de ervas), assim como sobre todas as cabeças.
Também a ele pertencem os ossos, nervos e músculos. As pessoas com defeitos físicos nas pernas. E que não possuem uma das pernas, quase sempre estão ligadas de alguma forma a esse Orixá, pois ele se apresenta sem uma das pernas, seja simbolicamente, assim como em transe dança com uma das pernas encolhidas como se não a possuísse, muitos de seus filhos conhecidos de todos nós, que não possuem uma das pernas quando da manifestação de Ossãe, dançam toda uma noite em uma perna só.
Como as folhas estão relacionadas com a cura, Ossãe também está vinculado à medicina. O seu símbolo é uma espécie de coroa com sete pontas apontadas para o céu tendo na ponta central um pássaro, sua cor é verde e branco. Sua saudação é EWÉ ÒSÁ ! (EU EU ASSÁ).
Os filhos de Ossãe são, de um modo geral, pessoas equilibradas, controladas tanto em suas emoções como em seus sentimentos. Agem de maneira racional, não deixando que a amizade, a inimizade ou opiniões próprias suas interfiram em suas decisões para com os outros, e sim do que de fato é direito de ser. Possuem grande capacidade e eficiência.
OSSÃE — Orixá das Folhas e das Matas !!!
Como Ossãe recebeu de Orunmilá o nome das plantas.
Ifá foi consultado por Orunmilá que estava partindo da terra para o céu e que estava indo apanhar todas as folhas. Quando Orunmilá chegou ao céu Olódùmaré disse, eis todas as folhas que queria pegar o que fará com elas ? Òrùnmílá respondeu que iria usá-las para beneficio dos seres humanos da Terra.
Todas as folhas que Òrunmílá estava pegando, Orunmilá carregaria para a Terra. Quando chegou à pedra Àgbàsaláààrin ayé lòrun (pedra que se encontra no meio do caminho entre o céu e a terra) então Orunmilá encontrou Ossãe e perguntou:
— Ossãe onde vai?
Ossãe disse;
— "Vou ao céu, vou buscar folhas e remédios".
Orunmilá disse que já havia ido buscar folhas no céu para benefício dos seres humanos da terra. Disse, olhe todas essas folhas, Ossãe pode apenas arrebatar todas as folhas. Ele poderia fazer remédios (feitiços) com elas porém não conhecia seus nomes.
Foi Orunmilá quem deu nome a todas as folhas. Assim Orunmilá nomeou todas as folhas naquele dia. Ele disse, você Ossãe carregue todas as folhas para a terra, volte, e iremos para terra juntos. Foi assim que Orunmilá entregou todas as folhas para Ossãe naquele dia. Foi ele quem ensinou a Ossãe o nome das folhas apanhadas.
Olodumaré deu a Ossãe todo o poder das folhas, o qual ele guardava em uma cabaça pendurada em um galho de árvore.
Um dia Xangô se queixou a sua mulher Oyá (Iansã), deusa dos ventos, que só Ossãe conhecia o segredo de cada uma das folhas e que os demais Orixás estavam no mundo sem possuir nenhuma planta. Oyá levantou sua saia e agitou-a, um vento violento começou a soprar e derrubou a cabaça de Ossãeno chão quebrando-a.
Ossãe, ao perceber o que aconteceu, gritou – Ewéo! (Oh! As folhas! As Folhas!) Eu Eu o, mas não pôde impedir que os demais Orixás pegassem as folhas e as dividisse entre eles, mas os Orixás não tinham o conhecimento das ervas e até hoje precisam de Ossãe para usá-las em seus rituais, ficando seu Segredo a salvo.
CARACTERÍSTICAS
COR Verde e Branco FIO DE CONTAS Contas e Miçangas verdes e brancas ERVAS Manacá, quebra-pedra, mamona, pitanga, jurubeba, coqueiro, café (alfavaca, coco de dendê, folha do juízo, hortelã, jenipapo, lágrimas de nossa senhora, narciso de jardim, vassourinha, verbena)SÍMBOLO Ferro com sete pontas com um pássaro na ponta central. (Representa uma árvore de sete ramos com um pássaro pousado sobre ela) PONTOS DA NATUREZA Clareira de matas FLORES Flores do CampoESSÊNCIAS - PEDRAS Morganita, Turmalina verde e rosa, Esmeralda, Amazonita METAL Estanho (latão) SAÚDE problemas ósseos, reumatismo, artrite PLANETA - DIA DA SEMANA Quinta-feiraELEMENTO Terra CHAKRA - SAUDAÇÃO Eueuá Ossãe BEBIDA suco de hortelã, suco de goiaba, enfim sucos de qualquer frutaANIMAIS Pássaros COMIDAS Banana frita, milho cozido com amendoim torrado, canjiquinha, pamonha, inhame, bolos de feijão e arroz, farofa de fubá; abacateNUMERO 15 DATA COMEMORATIVA 5 de outubroSINCRETISMO São BeneditoINCOMPATIBILIDADES ventania, jiló
ATRIBUIÇÕES
Dá força curativa às ervas medicinais, dá axé às ervas litúrgicas.
LENDAS DE OSSÃE
OSSÃE RECUSA-SE A CORTAR AS ERVAS MIRACULOSAS
Ossãe era o nome de um escravo que foi vendido a Orumilá. Um dia ele foi à floresta a lá conheceu Aroni, que sabia tudo sobre as plantas. Aroni, o gnomo de uma perna só, ficou amigo de Ossãe e ensinou-lhe todo o segredo das ervas. Um dia, Orumilá, desejoso de fazer uma grande plantação, ordenou a Ossãe que roçasse o mato de suas terras. Diante de uma planta que curava dores, Ossãe exclamava: “Esta não pode ser cortada, é as erva as dores”. Diante de uma planta que curava hemorragias, dizia: “Esta estanca o sangue, não deve ser cortada”. Em frente de uma planta que curava a febre, dizia: “Esta também não, porque refresca o corpo”. E assim por diante. Orumilá, que era um babalaô muito procurado por doentes, interessou-se então pelo poder curativo das plantas e ordenou que Ossãe ficasse junto dele nos momentos de consulta, que o ajudasse a curar os enfermos com o uso das ervas miraculosas. E assim Ossãe ajudava Orumilá a receitar a acabou sendo conhecido como o grande médico que é.
OSSÃE DÁ UMA FOLHA PARA CADA ORIXÁ
Ossãe, filho de Nanã e irmão de Oxumarê, Ewá e Obaluaiê, era o senhor das folhas, da ciência e das ervas, o orixá que conhece o segredo da cura e o mistério da vida. Todos os orixás recorriam a Ossãe para curar qualquer moléstia, qualquer mal do corpo. Todos dependiam de Ossãe na luta contra a doença. Todos iam à casa de Ossãe oferecer seus sacrifícios. Em troca Ossãe lhes dava preparados mágicos: banhos, chás, infusões, pomadas, abô, beberagens.
Curava as dores, as feridas, os sangramentos; as disenterias, os inchaços e fraturas; curava as pestes, febres, órgãos corrompidos; limpava a pele purulenta e o sangue pisado; livrava o corpo de todos os males.
Um dia Xangô, que era o deus da justiça, julgou que todos os Orixás deveriam compartilhar o poder de Ossãe, conhecendo o segredo das ervas e o dom da cura. Xangô sentenciou que Ossãe dividisse suas folhas com os outros Orixás. Mas Ossãe negou-se a dividir suas folhas com os outros Orixás. Xangô então ordenou que Iansã soltasse o vento e trouxesse ao seu palácio todas as folhas das matas de Ossãe para que fossem distribuídas aos Orixás. Iansã fez o que Xangô determinara. Gerou um furacão que derrubou as folhas das plantas e as arrastou pelo ar em direção ao palácio de Xangô.
Ossãe percebeu o que estava acontecendo e gritou: “Euê Uassá!” – “As folhas funcionam!”. Ossãe ordenou às folhas que voltassem às suas matas e as folhas obedeceram às ordens de Ossãe. Quase todas as folhas retornaram para Ossãe. As que já estavam em poder de Xangô perderam o Axé, perderam o poder da cura. O Orixá Rei, que era um orixá justo, admitiu a vitória de Ossãe. Entendeu que o poder das folhas devia ser exclusivo de Ossãe e que assim devia permanecer através dos séculos. Ossãe, contudo, deu uma folha para cada Orixá cada qual, com seus axés e seus efós, que são as cantigas de encantamento, sem as quais as folhas não funcionam. Ossãe distribuiu as folhas aos orixás para que eles não mais o invejassem. Eles também podiam realizar proezas com as ervas, mas os segredos mais profundos ele guardou para si. Ossãe não conta seus segredos para ninguém, Ossãe nem mesmo fala. Fala por ele seu criado Aroni. Os Orixás ficaram gratos a Ossãe e sempre o reverenciam quando usam as folhas.
Características dos filhos de Ossãe
Ossãe não pega coroação na Umbanda e mesmo no Candomblé, onde há essa filiação, seus filhos são raros. Pessoas equilibradas e altamente racionais são capazes de controlar seus sentimentos e emoções em momentos em que qualquer outro perderia as estribeiras..
Muito reservado o filho de Ossãe não se permite deixar levar por simpatias ou antipatias quando tem que emitir sua opinião sempre sincera doa a quem doer.
Sente uma profunda atração pela religiosidade e os rituais elaborados o encantam. No entanto, altamente reservado, não é conhecido por
suas atividades sociais quase inexistentes. Dotado de uma grande força paranormal é uma pessoa interessada em estudar e aprimorar seus dotes e conhecimentos, capaz de estudar anos a fio um assunto que chame sua atenção. Excelente médium torna-se um dedicado seguidor de vertentes espiritualistas onde se destacará pela sensibilidade e pelas premonições que invariávelmente o acompanham.
É caprichoso e não se deixa levar pela ansiedade, cada decisão que toma é pensada e repensada várias vezes. Não confia em nada e em ninguém, seus segredos são guardados a sete chaves, pois tem imensa dificuldade em se abrir acerca de si próprio.
Sincero, obediente e alegre é uma pessoa que respeita o livre arbítrio alheio e se torna o típico amigo para todas as horas.
Os filhos de Ossãe fogem de brigas, não suportam acusações e ofensas em altos brados, mas podem se transformar em perigosos inimigos quando atacados já que são ótimos observadores e nada lhes escapa aos olhos.
Incansáveis e competentes entregam-se integralmente ao trabalho levando a sério qualquer profissão a que se dediquem.
No lado negativo podem ser traiçoeiros, articuladores e maldosos. Como levam tudo a extremos, são capazes de chegar ao suicídio por causa de um amor interrompido. Podem ainda, esperar anos por uma vingança longamente arquitetada, mas, com certeza, se vingarão.
Ossain
Originário de Iraô, atualmente na Nigéria, não fazia parte dos 16 companheiros de Odùdùwa quando na chegada de Ifá. Patrono da vegetação rasteira, das folhas e de seus preparos, defensor da saúde, é a divindade das plantas medicinais e litúrgicas. Cada Orixá tem a sua folha, mas só Osanyin detém seus segredos. E sem as folhas e seus segredos não há axé, portanto sem ele nenhuma cerimônia é possível.Ossaniyn ou Ossain (como se escreve habitualmente) é o deus das ervas. Comanda as folhas, as medicinais, as litúrgicas, é o mestre do mato. Usa pilão, veste verde, sua ferramenta tem sete pontas, uma das quais no centro com um pássaro no alto. Bode e galo são suas comidas prediletas; sua saudação: Ewê ô! Muitas vêzes é representado com uma única perna. A sua importância é fundamental, pois nenhuma cerimônia pode ser feita sem a sua presença, sendo ele o detentor do axé - o poder - imprescindível até mesmo aos próprios deuses.
As folhas nascidas das árvores e as plantas constituem uma emanação direta do poder sobrenatural da terra fertilizada pela chuva (água-sêmem) e, com esse poder, a ação das folhas podem ser múltiplos, para diversos fins.
Òsányin possui um poder ao mesmo tempo benéfico e perigoso. O Eye é um pássaro que o representa, o Igbá Òsányin é seu emblema, confeccionado com ferro, e simboliza uma árvore de sete ramos com um pássaro em sua haste central, o ferro reforça a ligação com o axé do preto mineral, e o pássaro é a relação folha-pena e elemento procriado. Nada se faz no candomblé sem este orixá, as folhas sagradas, para tudo se usa, na iniciação há um boorí específico para Òsányin, a cabeça do neófito é lavada com um líquido composto de folhas associadas a diversos orixás, mas dependentes, em última instância, para seu efeito, da colaboração de Òsányin.
O Babalòsányìn ou Oloòsányìn colhe as plantas num total estado de pureza .São também chamados de ònìsegun ,"curandeiros", em virtude de suas atividades no domínio das plantas medicinais.
No ato de se macerar as folhas, entoa-se cânticos chamados de sàsányin.
Ele vive na floresta em companhia de Aroni, por isto as conheitas das flores devem ser feitas com extremo cuidado, sempre em lugar selvagem, onde as plantas crescem livremente. Deve-se estar em estado de pureza para esta colheita, abstendo-se de relações sexuais pelo menos três dias precedentes, indo a floresta de madrugada sem dirigir a palavra a ninguém. Além disso deve se ter o cuidado de deixar no chão uma oferenda a Osanyin logo que se chegue ao local.Osanyin usa uma cabaça chamada Igbá-Osanyin. Fuma e bebe mel e pinga.As folhas de Osanyin veiculam o axé oculto, pois o verde é uma das qualidades do preto. Seu dia é quinta-feira.
O Arquétipo:
Pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções. Daquelas que não deixam suas simpatias e antipatias intervirem nas suas decisões ou influenciarem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos. É o arquétipo dos indivíduos cuja extraordinária reserva de energia criadora e resistência passiva ajuda-os a atingir os objetivos que fixaram. Daqueles que não têm uma concepção estrita e um sentido convencional de moral e da justiça. Enfim, daquelas pessoas cujos julgamentos sobre os homens e as coisas são menos fundados sobre as noções de bem e de mal do que sobre as de eficiência.
LENDAS DE OSSAIN
1-Ossain cobra por todas as curas que realiza Desde pequeno Ossain andava metido mata adentro. Conhecia todas as folhas e seus segredos. De cada qual sabia o encantamento apropriado. Sabia empregá-las na cura de doenças e outros males e com elas preparava beberagens, banhos e ungüentos, que carregava consigo em miraculosas cabacinhas. Sua fama o antecipava. Por onde andava era aclamado o grande curandeiro. Certa vez salvou a vida de um rei, que em troca quis lhe dar muitas riquezas. Ossain não aceitou nada daquilo, somente recebia os honorários justos que eram pagos a qualquer curandeiro ou feiticeiro. Tempos depois sua mãe caiu enferma e seus irmãos foram buscá-lo para tratar dela. Ossain chegou com suas folhas e atós de remédios, mas estipulou um pagamento de sete búzios pela cura. Os irmãos se espantaram com a exigência, porém, mesmo a contragosto, pagaram a quantia pedida e a mãe foi salva. O dinheiro era parte da magia, que tem seus encantamentos, fórmulas e preceitos, que nem mesmo Ossain pode mudar. Ossain curou sua própria mãe e seguiu o seu caminho, como a folha que é livre e o vento que as leva.
Ewé O! Ewé O!'
OSSAIN
Dia da semana: Quinta-feira.
Saudação: Ewé O! Ewé O! (Oh! As folhas! Oh! As folhas!) ou Ewé Ewé Assa! (As folhas dão certo!).
Sincretismo: São Benedito - comemorado no dia 05 de outubro.
Cores: Tanto na Umbanda como no Candomblé suas cores são o verde claro e o branco.
Símbolos: O Igbá Òssanyin.
Onde recebe oferendas: Nas matas virgens.
Principais oferendas: Fumo, cachaça (Oti) e mel.
Bebida: Cachaça (Oti).
Elemento: Terra/Matas.
Algumas ervas: Todas.
Animais: Pássaros.
Comida: Farofa de dendê com folhas verdes, milho vermelho, feijão fradinho torrado, bodes, galinhas e galos em cores variadas.
Domínio: Mata virgem.
Particularidade: Trabalha com as ervas, tem domínio sobre elas, conferindo-lhes força curativa.
Características: Feiticeiro, médico.
Quizíla: Ventania. ALGUNS ITÃS:Ossain detinha o segredo de todas as folhas, o que causava ciúmes nos demais Orixás. Então Xangô pede para Iansã lançar o vento sobre a mata para espalhar e trazer as folhas e assim foi feito. Quando Ossain se deu conta bradou Ewé O! Ewé O! e as folhas voltaram para ele, porém algumas delas já estavam em poder dos outros Orixás. Então Ossain permitiu que aquelas permanecessem com os Orixás, mas manteve o segredo sobre elas, assim, para que fossem utilizadas, todos ainda teriam de se voltar para ele e foi dessa maneira que Ossain conservou seu poder.
____________________________________________ Ossain conhecia o segredo das folhas e com elas podia realizar miraculosas curas. Sempre sabia qual folha, qual encantamento usar e carregava tudo consigo dentro de suas cabacinhas, sua fama sempre o precedia e assim percorria mundo afora realizando suas curas. Contam que certa vez ao entrar em um reino, conseguiu curar seu Rei que lhe prometera muitas riquezas, Ossain, porém recusou dizendo que somente poderia aceitar o que normalmente era pago aos médicos e aos feiticeiros. Depois de muita peregrinação voltou para casa onde encontrou sua mãe doente, mais uma vez com o poder das folhas conseguiu curar a mãe, contudo cobrou pelo feito realizado, para espanto de seus irmãos. Ossain era muito justo e sabia que o dinheiro fazia parte da magia - que era maior que ele - e assim continuou sua peregrinação pelo mundo.
O PERFIL DO ORIXÁ
Ossâim é o Orixá masculino de origem nagô (ioruba) que como Oxóssi, habita a floresta. É bastante cultuado no Brasil, sendo conhecido por diversos nomes, Ossonhe, Ossãe e Ossanha, a forma mais popular. Por causa do som final da palavra, é freqüentemente confundido com uma figura feminina. Não é um dos Orixás que possuem mais filhos-de-santo: pelo contrário, seus filhos são do tipo raro, bem menos numerosos em qualquer sociedade.
É o Orixá da cor verde, do contato mais íntimo e misterioso com a natureza. Seu domínio estende-se ao reino vegetal, às plantas, mais especificamente às folhas, onde corre o sumo. Por tradição, não são consideradas adequadas pelo Candomblé mais conservador, as folhas cultivadas em jardins ou estufas, mas as das plantas selvagens, que crescem livremente sem a intervenção do homem. Não é um Orixá da civilização no sentido do desenvolvimento da agricultura, sendo como Oxóssi, uma figura que encontra suas origens na pré-história.
As áreas consagradas a Ossâim nos grandes Candomblés, não são jardins cultivados de maneira tradicional, mas sim os pequenos recantos, onde só os sacerdotes (mão de ofá) podem entrar, nos quais as plantas crescem da maneira mais selvagem possível. Graças a esse domínio, Ossâim é figura de extrema significação, pois praticamente todos os rituais importantes utilizam, de uma maneira ou de outra, o sangue escuro que vem dos vegetais, seja em forma de folhas ou infusões para uso externo ou de bebida ritualística.
Segundo algumas lendas, Ossâim era dono de todos os vegetais. Esse poder concentrador, porém, fazia os outros Orixás dependerem dele em quase todos os litígios. Como os orgulhosos deuses do panteão africano raramente se submetem a qualquer tipo de autoridade, a rebelião era latente, até Iansã, a senhora dos ventos, libertar uma forte corrente de ar (ou mesmo um furacão, conforme a versão), fazendo as folhas voarem. Com isso, elas foram divididas entre todos os Orixás, de acordo com a esfera da atividade humana que controlassem. Algumas plantas, entretanto, continuaram sob o domínio de Ossâim, justamente as mais secretas, utilizadas tanto nos processos de cura, como nos de adivinhação.
Seja filho de Oxalá ou de Nanã, ou de qualquer outro Orixá, uma pessoa sempre tem de invocar a participação de Ossâim ao utilizar uma planta para fins ritualísticos, pois, se os vegetais foram para o domínio de outras divindades, a capacidade de retirar delas sua força energética básica, continua sendo segredo de Ossâim .Por isso não basta possuir a planta exigida como ingrediente de um prato a ser oferecido ao Orixá, ou de qualquer outra forma de trabalho mágico no Candomblé. A Colheita das folhas já é completamente ritualizada, não se admitindo uma folha colhida de maneira aleatória. Antes de tocá-la, o sacerdote (mão de ofá) tem de colocar no chão, dinheiro ou outros objetos secretos de culto como oferenda para a divindade, que assim assegura que a vibração básica da folha permaneça, mesmo depois de ela ter sido afastada da planta e, portanto do solo que a vitalizava.
Se cada ser humano é individualizado pela soma das características e presenças energéticas de seus próprios Orixás (ELEDÁ = PAI, MÃE, 1o e 2o Juntós) também troca energia com as outras fontes que regularizam e ditam normas de seu relacionamento com as outras áreas do conhecimento.
Ossâim tem uma aura de mistério em torno de si e a sua especialidade, apesar de muito importante, não faz parte das atividades cotidianas, constituindo-se mais numa técnica, um ramo do conhecimento que é empregado quando necessário o uso ritualístico das plantas para qualquer cerimônia litúrgica, como forma condutora da busca do equilíbrio energético, de contato do homem com a divindade. Essa é a justificativa para o pequeno número de filhos de Ossâim.
AS CARACTERÍSTICAS DOS FILHOS DE OSSÂIM
A pessoa cujo Orixá de cabeça seja Ossâim é considerada pelo culto um filho do Orixá, ou seja, alguém que carrega manifestações de temperamento e uma visão de mundo coerente com as de energia-base, que é o próprio Orixá.
Segundo o pesquisador francês Pierre Verger, um apaixonado pelo Candomblé, que é inclusive um iniciado, o arquétipo psicológico associado a Ossâim é o das pessoas de caráter equilibrado, capazes de controlar seus sentimentos e emoções.
Os filhos de Ossâim são aqueles que não permitem que suas simpatias e antipatias subjetivas e individuais intervenham em suas decisões ou influenciem as suas opiniões sobre pessoas e acontecimentos.
Essa capacidade de discernimento frio e racional, porém, é o responsável pela sua falta de interesse. O tipo de Ossâim é o mais reservado, pouco intervindo em questões que não lhe digam respeito. Não é introvertido, mas não se faz notar pela atividade social. Certa aura de mistério ou pelo menos uma reserva sobre o próprio passado, podem estar presentes, sem chamar a atenção e evitando que alguém conheça detalhes sobre sua vida pregressa, a qual geralmente esconde alguma falta importante do passado, possivelmente já esquecida.
O filho de Ossâim, tem certa atração pela religiosidade e pelos aspectos ritualísticos da realidade em geral. A ordem, os costumes, as tradições e os gestos marcados e repetitivos, o fascinam, não no sentido especificamente reacionário das pessoas que querem a repetição das mesmas e imutáveis relações sociais ad eternum, mas nos que elas tem de místico, de teatral. É, conseqüentemente, meticuloso, nunca se deixando levar pela pressa ou pela ansiedade, pois é, caprichoso.
OSSAIN
É o orixá guardião de todos os segredos das folhas, raízes e cascas.
Sua atuação é fundamental para a realização das cerimônias e rituais do Candomblé. Através das rezas apropriadas, esse orixá consegue despertar o poder das folhas, que são detentoras de um poderoso axé.
A simbiose entre água e terra resultam na fertilidade e renovação da natureza. As plantas, portanto, possuem os poderes desses dois elementos.
Esse orixá é também o grande curandeiro do orun (céu), que, com sua habilidade e conhecimento em manipular as folhas, consegue produzir o remédio eficaz para as doenças do homem.
Ossain também usa esse conhecimento para preparar poções mágicas e encantamentos para os mais diversos fins.
Seus segredos ele não revela, por isso o culto de Ossain é restrito a poucas pessoas.
No Brasil, os filhos desse orixá sofrem o fenômeno da incorporação, durante os rituais sagrados, Já na África, essas possessões são muito raras. Lá, os babalorixás, que são detentores dos segredos de Ossain, podem, até mesmo, manter um diálogo com ele, quando estão perto dos assentamentos.
Ossain vive isolado nas matas e florestas, não existindo relatos sobre uniões com outros orixás.
Dia da semana: terça-feira.
Cores: verde-mata, branco e preto.
Gêge: nesta nação, denomina-se Neossun.
Angola: Katende.
Domínios: matas, florestas, raízes e folhas.
Oferendas: mandioca ou inhame, folhas de fumo, folhas de café, etc.
Ossanha
A este Orixá pertence todas as folhas medicinais e ervas utilizadas nos rituais de Nação, por este motivo, temos um Orixá muito respeitado e cultuado em todos as Casas de Religião, podemos dizer que Ossanha possui a solução para todos os problemas relacionados a cura de enfermos, tanto material quanto espiritual.
Conta uma lenda muito difundida em Cuba, que certo dia Xangô se queixa a Iansã uma de suas mulheres, que somente Ossanha possuía o segredo medicinal das ervas, e portanto todos os Orixás estavam dependendo dele na terra. Para agradar o Marido, Iansã lança seus ventos fortes aos quatro cantos do mundo, estes ventos derrubaram a cabaça de Ossanha que estava pendurada em uma árvore, quando o Orixá viu aquilo acontecer saiu gritando: "Ewé O! Ewé O!" ('Oh! As folhas! Oh! As folhas!'), só que já era tarde demais, os Orixás pegaram o que foi possível e as repartiram entre sí.
Este Orixá não possui uma das pernas, caminha com auxílio de muletas, quando se manifesta em algum filho, este dança normalmente em apenas em uma de suas pernas.
Saudação: Eu! Eu!
Dia da Semana: Segunda-feira
Número: 07 e seus múltiplos
Cor: Verde Claro
Guia: 01 conta verde e 01 conta branca
Oferenda: Pipoca e iapeté (batata inglesa esmagada com azeite-de-dendê, a qual se dá forma de porongo).
Adjuntós: com Oxum Demun e com Iemanjá Bocí
Ferramentas: coqueiro, muleta, bisturi, cágado, moedas e búzios
Ave: Galo arrepiado ou de pescoço pelado
Quatro pé: Cabrito Branco
Sincretismo:
São Judas Tadeu - quando faz adjuntó com Iemanjá Bocí
São Cristóvão - quando faz adjunto com Oxum Demun
Gostaria de salientar que as características, animais e ferramentas podem obter uma pequena diferença conforme cada Nação, assim como os adjuntós e sincretismo, estas diferenças podem ser manifestadas, no jogo de búzios, como peculiaridades de cada Orixá.OSSANHA
No ajucuna baumi
RESPONDER: No ajeuá no ajaim
Esseliná babá omam sueliná babá
RESPONDER: Esseliná babá omam sueliná babá
Ossanha daimorê
RESPONDER: Airomaio daimorê ariô
Daimorê
RESPONDER: Airomaio daimorê ariô
Ossanha baichorô elomaio baichorô elomaio
RESPONDER: Ossanha baichorô elomaio baichorô elomaio
No alaleio
RESPONDER: Oia o agaleio erunfé
Ossanhim checo chereco
RESPONDER: Chereco chereco checo
Eu eu itabor Ossanha borisô
RESPONDER: Eu eu itabor itabor Ossanha borisô
Eu eu Ossanha saebó
RESPONDER: Eu eu Ossanha saebó eu eu
Ossanha saebó
RESPONDER: Eu eu Ossanha saebó eu eu
Oapecó sumarum
RESPONDER: Oapecó sumaroxum
Aladao benfara daumiçaue obemfara rarico
RESPONDER: Aladao benfara daumiçaue obemfara rarico
E é com fã é com fã
RESPONDER: E é com fã é com fã
Ossanha bemarutê
RESPONDER: Ossanha bemaruquefé
Ossanha no ajequim no ajequim babalodocum
RESPONDER: Ossanha no ajequim no ajequim babalodocum
No agaleio no agaleio no agaleio erunfé no agaleio erunfé Ossanha de marunquefé
RESPONDER: No agaleio no agaleio no agaleio erunfé no agaleio erunfé Ossanha de marunquefé
Onimoco
RESPONDER: Vamos quereque
Oimicero eró
RESPONDER: Vamos quereque
Oimicero eró
RESPONDER: Eró oimiceró eró eró
Ire ababa omarm
RESPONDER: Irê ababa omam irê
Ossanhará ofenite obenito totô
RESPONDER: Ossanhará ofenite obenito totô
Oriquié macum orô
RESPONDER: Ossanha ossanhesiJEJE
Ossanha sarue dai assarue
RESPONDER: Dai assurue dai assarue
Otim otimdeuá ossanhará otimdeuá
RESPONDER: Otim otimdeuá ossanhará otimdeuá otim otimdeuá
Ossanha serebuá sapatá bocerebuao
RESPONDER: Oia oia boduma Ossanha serebuá
Oiá oiá bouma
RESPONDER: Ossanha serebuá
Ossanha de Ogum lai lai Ossanha de Ogum lai lai
RESPONDER: Ossanha sarue e de Ogum lai lai
Bele ossanhim Bele
RESPONDER: Ao ao Bele ossanhim ossanhim Bele ao ao
Soueli Soueli
RESPONDER: Acençura anareuá
Sou sou Itagiba
RESPONDER: Acençura aiçareuá Sou Itagiba
Acençura Anarecuá
RESPONDER: Sou Itagiba
O HOMEM DE OSSAIN
É um homem com detalhes especiais no campo amoroso. Aparentemente tímido, na realidade da mesma forma que seu orixá, espreita a pessoa que lhe chama atenção até ter certeza que não errará seu alvo. Ele detesta ser rejeitado e por esta razão joga de maneira tática e matreira na conquista. Ele é aquele homem que entra por último numa disputa e certificando-se que seu alvo caiu em seu encanto, aí sim inicia seu jogo de sedução.
Ele joga com o corpo e com a inteligência ora usando um olhar, ora usando a versatilidade que tem sobre os mais variados assuntos dentro do campo das humanidades e ciência social.
Seus pontos fracos são o verde, a penumbra, um cachimbo. Sexualmente é passivo, se transformando em um verdadeiro "feiticeiro do sexo se for convenientemente estimulado.
A MULHER DE OSSAIN
É uma mulher tímida, mas que sustenta qualquer sonho de um homem, procurando durante toda a vida um homem que faça o mesmo com ela.
Aparentemente demonstra ser auto-suficiente e forte, mas no fundo é muito ciumenta e possessiva. Sexualmente é uma mulher insaciável, ativa e passiva, disposta a tudo desde que encontre o parceiro certo. Dentro dela existe um instinto automático de preservação da espécie e, assim sendo, um instinto automático de procriação, ainda que muitas vezes ela saiba que isto não vai acontecer.
Seus pontos fracos são a inteligência de um homem, um um papo sobre animais e ecologia, um beijo meloso, as festas e a fartura de tudo.